Um Brinde à Poesia

Um Brinde à Poesia

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TUDO COMEÇOU DE UM SONHO



__Um Brinde à Poesia, surgiu no despertar de um sonho, na manhã de 10 de maio (dois dias para o meu aniversário), quando ao aocrdar veio à mente o nome do projeto, idéia, foto símbolo –(Meu Anjo tirada no Cantral Park - NY, em janeiro de 1998), data de lançamento e homenagens. No dia 11 de junho de 1999, Um Brinde à Poesia, foi lançado, no Bar Academia de Niterói. Consegui apoios para a publicação de mil livretos, em 20 dias de produção e tudo necessário foi conquistado para o lançamento.  Junto com a atriz Carla Soares apresentei poemas de Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes (patronos do projeto) e da minha exposição  multimídia Flashes & Folhas, que trata da realidade social, com exposição e projeção. de fotos

Dificuldades existiram e podem existir, o público foi conquistado e aumenta a cada  mês, muitas realizações e metas a serem cumpridas, muitas histórias para contar. E tudo tem valido a pena, fazendo bom uso das palavras do poeta patrono do Um Brinde: “Tudo vale a pena / quando a alma não é pequena” - Fernando Pessoa. Foi mais que uma comprovação de que não importam as circunstâncias, devemos sempre acreditar em nossos sonhos. Principalmente quando se fala em poesia. Uma arte  muitas vezes pouco compreendida. Hoje é fato e fico feliz. Um Brinde  recebe mensalmente uma média de 50 a 80 pessoas. É a confirmação de que há público e não só isso, de que entre as mais variadas pessoas, existe dentro delas um poeta escondido, que tendo espaço e estímulo, se encoraja, tira uma folha do bolso e se apresenta. O melhor de tudo e que me gratifica é que a pessoa fica viciada em falar poesia. Eu sou uma, O meu caminho de abertura foi o teatro (talvez o de preparação), até criar o Um Brinde e ter esse grande privilégio de ter um evento mensal, na cidade que nasci e amo, E, algo muito especial, muito especial: Mantenho as parcerias com a Prefeitura de Niterói, Fundação de Arte de Niterói e Museu de Arte Contemporânea e conto com o apoio da Porção Mágica, Steak House, Lidador e Livraria Gutemberg. Por isso, pela própria poesia em cada um de nós e por cada dia; temos milhões de motivos para fazer Um Brinde.

Em 2000 o Um Brinde à Poesia viajou para o Paraguai,  participando do Festival Pela Paz e União dos Povos. Este é um Movimento que consiste em palestras, passeatas, apresentação de poesia, música, teatro e dança, tratando da temática sócio-econômica mundial, com representantes de vários países. Um Brinde à Poesia representou o Rio de Janeiro/Brasil. Apresentei ensaio fotográfico tirado, nas ruas da Cidade De Leste retratando a realidade social, e fotos do Rio e Nova York. Além de apresentação teatral de poemas feitos para as fotos, com interpretação teatral. Em 2005 apresentei poesia para um público que pouco ou quase nada tinham contato com esta arte, muito menos haviam participado de um sarau em Nova York, onde o principal motivo para se estar lá é ganhar dinheiro. Foi lindo!! Tocou o espírito, Sensibilizou. Emocionou.

A poesia tem um poder de penetrar lugares onde antes conscientemente não imaginávamos poder chegar. Escritores iniciantes, poetas escondidos soltem as páginas e permitam viajar neste universo. Quanto a mim, bem... Eu estou a disposição como poeta a trilhar as linhas sem limites. Acompanhada então... É sonho compartilhado. Vale mais ainda a pena!

Lucília Dowslley
Jornalista/poeta/fotógrafa/atriz








UM POUCO SOBRE LUCÍLIA DOWSLLEY
Poeta, fotógrafa e atriz, nascida em Niterói, no Rio de Janeiro.

Lançou em 11 de junho de 1999, o Um Brinde à Poesia Movimento pela Paz e Liberdade de Ser, inspirado em sonho. O símbolo de projeto é a foto da estátua de um Anjo tirada, em 1998, no Central Park. Mensalmente a escritora promove saraus, tendo inclusive já se apresentado no Paraguai, Nova York e Nova Jersey. Comemorando cinco anos do Movimento lança seu primeiro livro de pensamento, foto e poesia com o título Um Brinde à Poesia.

Trabalha nas seguintes atividades: Fotografia - Jornalismo – Designer Gráfico – Produção Cultural – Artes – Literatura – Educação - Teatro

Graduação em Jornalismo – Faculdade Hélio Alonso
Web designer e Designer Gráfico– CEIMPRO

Oficinas de Teatro e Montagem de Peça Teatral, com os diretores Françoise Fourton (1997), Anamaria Nunes (1997/1998), Marcio Trigo (2003/2004), Marcelo Aquino (2009/2010), entre outros.

PRINCIPAIS FATOS BIOGRÁFICOS (A PARTIR DE 1997):

1997 - Trabalha no Jornal Verbo & Imagem da Fundação de Artes de Niterói

1997 - Se apresenta pela primeira vez como poeta num evento literário, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

1997 – Participa, como atriz, da montagem Crônicas Pantagruélicas do Infâme Rabelais, de Ana Maria Nunes, no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro Glauce Rocha, interpretando cinco personagens.

1997/1998 - Trabalha como Fotógrafa da Bloch Editores, fazendo fotos externas e em estúdio, um deles o PROJAC da Rede Globo, registrando cenas de novelas.

1998 - Viaja para Nova York pela primeira vez e fotografa O Anjo, no Central Park, imagem revelada em sonho para ser símbolo do Um Brinde à Poesia.

1997/1998/1999 - Monta a Cia Teatral Máscaras com jovens entre 17 e 25 anos.
Escreve, dirige e produz Viajando nas Páginas Musical Infantil, no Museu do Ingá e no SESC Niterói.

1997 - Escreve, dirige, atua e produz Flashes & Folhas projeto multimídia reunindo poesia, fotografia, teatro e música, retratando a realidade dos moradores de rua contrastando com a harmonia da natureza, no Plaza Shopping, na Estação Livre Cantareira, em Niterói e no Espaço La Folie, em Botafogo. Nesta ocasião trabalha como voluntária do projeto Pró criança, dando aulas de teatro e tirando meninos das ruas.

1999 - Trabalha com publicidade na Revista Portos e Navios.

10 de maio de 1999 - Sonha com toda a idéia do Um Brinde à Poesia e no dia 11 de junho faz o lançamento num sarau homenageando Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes, reunindo 60 pessoas e distribui a primeira edição da revistinha literária, que chegou a ser publicada até o número 65.

1999 a 2002 - Apresentou o Um Brinde à Poesia em bares e Espaços Culturais da cidade de Niterói, entre eles: Museu do Ingá, Clube dos Advogados, Teatro da UFF.

2003/2004 - Apresenta Um Brinde à Poesia mensalmente na Livraria Ver & Dicto, chegando a ter 80 pessoas reunidas por noite. Lançando seu primeiro livro Um Brinde à Poesia, fotos pensamentos e poesia, numa edição independente com tiragem de mil exemplares.

2005 - Viaja para Nova York e fica lá durante seis meses. Recebendo o convite para relançar o livro na sede da Seicho-no-ie, em Nova York e em Nova Jersey. Recebe o incentivo do diretor da UBNY (União Brasileira de Escritores de NY) e dos jornais Comunidade News, Brazilian Voice e Brazilian Press.

2006/2007 - Inaugurou e dirigiu o Ateliê do Poeta, em Itaipu, Niterói, participando da Rota das Artes e promovendo workshops, palestras, espetáculos e exposições.

1999/2011 - Criação, produção e apresentação do evento cultural Um Brinde à Poesia, com edições nos principais espaços culturais da cidade de Niterói, com passagem em Nova Jersey, Nova York e Paraguai,
Apresenta o sarau Um Brinde à Poesia no MAC Niterói (2011).

2000/2011 - Aulas de Informática, Teatro e Criação de Textos para crianças (3/10 anos), no Jardim Escola Sementinha Iluminada e aulas de Teatro com Poesia no CIEP Várzea das Moças.

1999/2011 - Oficina de Criação e Interpretação de texto e teatro, para jovens e adultos.

2009 - Participa da montagem teatral Cabaret Wilde, como atriz, com poesias próprias inseridas no espetáculo (Salomé), no Solar de Botafogo.

2010 - Criou e coordenou a Sala Fala Poeta, no Centro de Niterói, onde acontece mensalmente o sarau pocket/clube de leitura Coração Poético.. Espaço que utiliza também para ministrar as Oficinas de Criação e como estúdio fotográfico.


Exposição Fotográfica:

Flashes & Folhas – Novembro de 1997, Ateliê Art Center, São Francisco Niterói. Plaza Shopping e Estação Livre Cantareira, Maio de 1998. Espaço Cultural La Folie, Botafogo, Agosto de 1999. Encontro pela Paz e Liberdade de Ser, Paraguai, novembro de 2000. Exposição multimídia, com projeção e performance poética, apresentando fotos de moradores de rua de várias cidades como Rio de Janeiro, Nova York, Niterói, Teresópolis, entre outros, contrastando belas paisagens naturais. Dia Mundial da Fotografia - Sociedade Fluminense de Fotografia – Coletiva, 2001. Um Olhar Sobre Niterói, fotos em homenagem aos 428 anos de Niterói. Sala José Cândido de Carvalho. Luzes do Som, SESC Niterói, maio de 2003. Fotos de shows de Moska, Biquíni Cavadão, Joana, Luciana Mello, Alceo Valença, Frejat, entre outros. Curando Desirré Monjardim, setembro de 2004, coletiva, Espaço Cultural MODA, Ingá, Niterói. COLETIVA – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, abril de 2006. Espírito das Ruas, fotos de Nova York, julho de 2006, Ateliê do Poeta, Itaipu, Niterói. Natal Feliz, coletiva, Barra Vento Center, Piratininga, dezembro de 2006/2007. Niterói Poética, Livraria EdUFF, Icaraí, Niterói, Novembro, de 2008. Um olhar sobre Niterói, FLUP – Casimiro de Abreu, maio de 2011.

Outra atividade da artista é desenvolver souvenir e brindes a partir das composições de foto e poesia. Entre eles: camisetas, canecas, imãs, chaveiros, pôsteres, quadros, postais, entre outros. Participou da criação de souvenir para o catálogo Souvenir Rio Niterói, lançado pelo SEBRAE/SENAC, em 2008.


Nenhum comentário: